sábado, 24 de outubro de 2009

Capítulo 13: Sorvete cremoso de manga com limão



"Aos califas de Bagdá eram oferecidos xaropes refrescados, chamados de "charbets", (...) antes de se tornarem os sorvetes modernos. Na Antiguidade, o sorvete não estava ao alcance de todos: dizem que Alexandre, o Grande, adorava salada de frutas com mel misturada com neve, que era trazida, com custos enormes, dos montes Cárpatos! E os patrícios romanos da corte de Nero, rendidos ao sabor do gelado, construíram câmaras frias nos subsolos de Roma para conservar o gelo e a neve trazidos dos Alpes e dos Apeninos".
Alain Ducasse, Um dicionário amoroso da cozinha francesa.


SORVETE CREMOSO DE MANGA COM LIMÃO


OBS.: Esta receita só funciona adequadamente para sorvete feito com a sorveteira elétrica doméstica.


4 mangas grandes
500 ml  de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar
raspas de 1 limão


Descascar a manga, picar e bater no liquidificador ou mixer até formar um creme homogêneo. Reservar. Bater o creme de leite em ponto de chantilly com o açúcar. Misturar com cuidado ao creme de mangas. Quando bem misturado, acrescentar as raspas de limão e misturar mais uma vez. Despejar na máquina até obter a consistência desejada.


Serve 5 pessoas.


Saint-Saëns
Cello Concerto, part 1

11 comentários:

  1. Fiquei babando no sorvete! Deve ser incrível! Ultimamente ando adorando sorvetes e afins caseiros! Ainda não tenho a máquina, mas logo vou ter!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha e parece ser super fácil! :D

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, cheguei ao seu blog através da Tati do Panelaterapia e adorei, já estou te seguindo. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma delícia sorvete de manga com limão!
    Infelizmente não tenho sorveteira.



    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Excelente a mistura de manga com limão! Simples e eficaz!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho sorveteira...hehe, por isso posso fazer esta delicia.
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Parece delicioso¡¡
    Un saludo y gracias por tu visita.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da mistura de manga e limão. Tenho a sorveteira, mas para mim foi uma decepção. Não consigo fazer sorvetes com boa consistência.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  9. Olá Pierre. Obrigada pela sua visita e comentário no Lume Brando. Gostei do seu blog, não conhecia! Um dia destes vou dedicar-me aos gelados e já sei onde me posso inspirar ;-)
    Teresa

    ResponderExcluir
  10. Pierre, tanta coisa boa!
    Imagino uma refeição de risotto de brie com este gelado como sobremesa... Divinal!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Dividir o pão: