quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Capítulo 07: Bolo de cacau, café e castanha do Pará



"Mercier tirou o bolo de seu embrulho de papel e o colocou na palma de sua mão. Curvou-se para frente e para baixo até seu nariz estar quase tocando-o e seus olhos ficarem não muito atrás".
Samuel Beckett, Mercier and Camier


BOLO DE CACAU, CAFÉ E CASTANHA DO PARÁ


1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1  xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 ovos (gemas e claras separadas)
125 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa  fermento químico
3/4 de xícara de cacau em pó
1/2 xícara de café bem forte, sem açúcar (ou dissolver duas colheres de sopa de café instantâneo em 1/2 xícara de água quente)
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas
1 colher de chá de extrato de baunilha


Bater o açúcar refinado com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar uma gema de cada vez, misturando após cada uma delas. Misturar o açúcar mascavo. Peneirar a farinha de trigo com o fermento e acrescentar à mistura obtida, alternando com o leite e misturando bem após cada acréscimo. Adicionar o cacau em pó e o café e bater mais um pouco. Bater as claras em neve. Acrescentá-las à massa, com cuidado para que o ar não seja totalmente eliminado das claras. Acrescentar as castanhas picadas e a baunilha. Misturar com cuidado. Assar em forno médio e em forma untada por 25 a 30 minutos - ou até que o bolo esteja firme no centro.


Oliver Onions

14 comentários:

  1. Pierre, que coisa mais linda!!!
    E que receita incrível essa! Farei, com certeza! Tirando que tenho verdadeira loucura por Castanha do Pará.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de bolinho, e lindo!!!
    Gostei bastante da sua receita!...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pierre!

    Vim agradecer a sua visita ao meu blog, seja sempre bem-vindo!, e conhecer o seu! Gostei muito!
    E este bolo??!! Maravilhoso! E a fôrma não fica atrás!!!
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo bolo!!! Adorei a apresentação :-D

    Deve ser delicioso :-P

    ResponderExcluir
  5. OK ... estou "completamente apaixonada" por essa forma!!!! Pabéns pelo blog, vou passar mais vezes pela sua cozinha!

    ResponderExcluir
  6. Receita linda e o formato do bolo então nem se fala!

    ResponderExcluir
  7. Gostei imenso da sua visita ao meu blog! Volte sempre que será bem-vindo! Vim retribuir a visita e deparei-me com este bolo FANTÁSTICO e que tem um formato genial!! Nunca vi uma forma assim, mas amava ter uma igual!!
    Vou voltar!!!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. a mais recente seguidora14 de outubro de 2009 às 22:02

    Ainda acho que falta uns videos no youtube...
    Bem, a receita e, sobretudo, a foto estão mesmo convidativas, especialmente pela parte da castanha.
    Gostei de ver (o empenho). Vai ganhar até mais uma "seguidora".

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    vim agradecer a visita no meu blog!!! Super chique o seu hein?!?!.. rs.. Adorei!!!
    Vou acompanhar direto, quem sabe eu não fico mais "pheeeeena"... rs
    Você falou das panquecas salgadas da Califórnia, estilo as que eu fiz e postei?! nunca tinha visto a versão salgada... vou pensar na idéia!! rs..
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Vim agradecer a visita ao meu blog e adorei as receitas que encontrei por aqui. Este bolo está simplesmente fantástico.

    Bjs
    ana

    ResponderExcluir
  11. Olá,passei para agradecer sua visita ao meu blog e aproveitei para conhecer o seu.Maravilhoso a forma deste bolo,ficou lindo!parabéns pelo blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Pierre, essa forma é da Willian Sonoma? Vi no site deles uma assim! Linda! E a sua receita hein, uma beleza!!! Obrigada pela visita lá no Blog... o seu é um barato!
    Beijos,
    Paula

    ResponderExcluir
  13. Olá Pierre, que bolo mais vistoso, amei a forma, pena que no Brasil as lojas que tem (pelo menos que eu vi aqui na city...)são super caras...seu blog esta cheio de comidas deliciosas adoro frutos do mar, já vi abaixo uma sopa com lagosta...hummmm, parabens me visite sempre que quiser :D
    abraços
    Paula

    ResponderExcluir

Dividir o pão: